sábado, 23 de março de 2013

Baixa Grande é um dos Polos que sedia encontro de formação do ProInfância.

Oferecer melhor qualificação profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil do interior da Bahia. Essa é a proposta do projeto ProInfância, que recebe no município de Baixa Grande, na Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (22), cerca de 20 municípios da região para um Encontro de Formação. O evento acontece na Escola Professora Maria Edna Matos, Rua Manoel Domingos de Amorim, s/n (Próximo ao Clube 5 de março), das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.
 
 
Depois da participação maciça dos municípios na primeira Reunião Técnica, acontecida em fevereiro, chegou o momento de iniciar o processo de qualificação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora de UFBA, Marlene dos Santos, nesse encontro está previsto o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explica a pedagoga.

 
Para atuar na qualificação dos participantes do projeto estará presente no Encontro uma equipe formada por uma especialista em educação infantil, a professora coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. “A formação será feita a partir das especificidades de cada município, do que pensam e necessitam. Por isso, além da discussão de textos, vamos escutar cada município, pois queremos conhecer suas experiências e demandas. Todo o trabalho foi pensado para que, no final do processo, os municípios consigam elaborar e desenvolver suas propostas pedagógica para a educação infantil”, observa Marlene.

 
Durante todo o ano de 2013, estão previstas novas visitas técnicas e encontros temáticos, que acontecem em dez polos regionais.
ProInfância Bahia
O objetivo principal do programa é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.

 
Municípios que pertencem ao Polo de Baixa Grande do projeto ProInfância
Ruy Barbosa, Itaberaba, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Lajedinho, Macajuba, Tapiramutá, Baixa Grande, Mairi, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Jacobina, e Mirangaba.
Posted on mar 20 2013 - 4:17pm by Jornal da Chapada
http://jornaldachapada.com.br/2013/03/20/baixa-grande-sedia-encontro-de-formacao-do-proinfancia-nesta-sexta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário