quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Margarida Friorenta e a Afetividade


A apreciação das crianças potencializa a nossa criatividade!*
Por Claudinéia Barbosa

Nos primeiro semestre de 2011, a diretora da nossa creche nos trouxe uma caixa com os novos livros que a nossa instituição recebeu do FNDE, entre os títulos, estava a história A margarida friorenta. Uma história liiiiiinnnda, que a Fernanda Lopes de Andrade escreveu, e a Lila Figueiredo ilustrou.

Comecei a ler e fiquei apaixonada! Ao refletir sobre a história e o envolvimento das personagens, desejei contar para as crianças, porque assim como eu, elas ficariam curiosas para saber por que a margarida tremia tanto. E também por sentir o quanto é importante estimular a afetividade. E vocês já podem imaginar que essa história entrou no meu planejamento pedagógico da semana seguinte.


Apresentei a história para as crianças da turma que eu estava mediando, comecei a ler de forma apaixonada. E em determinado ponto instiguei a curiosidade... Eles levantaram várias hipóteses sobre a tremedeira da margarida. Uns disseram que era medo, outros que era frio de resfriado, outros ainda afirmavam que a margarida tremia porque estava do lado de fora sozinha. Quando estavam instigados e cheios de hipóteses, eu continuei a leitura até o final. Muito lindo! Ficaram apaixonados também! Pediram para ler novamente.

Depois desse momento de leitura para as crianças, eu continuei à apresentar outras histórias que também envolviam, mas sempre me pediam para ler A margarida friorenta.



Um dia cheguei à seguinte conclusão. Não vou mais ler... Nós vamos contar a história... Aí nasceu a maquete para contar a história da margarida friorenta. A partir de então, eu contava a história utilizando a maquete e  quando as crianças pediam para contar novamente, eu as-convidava para contar, assim passaram contar também. Lindo de ver e ouvir, eram os enredos que criavam, mas preservavam o final era sempre lindo como na versão de Fernanda. Apaixonante!
 
*Fonte: Meu portifólio de registros I Semestre 2011, sobre a prática pedagógica.
 
Essa é a maquete para contar a história "A margarida friorenta"
 
 
A nossa representação em E.V.A.
da Margarida Friorenta
 
Daniel contando a história

3 comentários:

  1. Ei Edna! Valeu por me apresentar o livro de maneira tão instigante, falando da sua infância!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa historia tb Nea e quando a gente conta para as crianças o encanto é o mesmo contagia.

    Adoroooooooo! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contagiante mesmo!Também gosto muito desta história, por tratar de afetividade e por trazer encantamento! Grande Abraço Silvia!

      Excluir